Pesquisar este blog

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Volta Copa Tocantins


A Copa Tocantins de Futebol foi uma competição organizada pela Federação Tocantinense de Futebol no estado do Tocantins.
Foi criada em 1989, ainda no amadorismo do futebol no Estado, e sua última edição foi realizada em 1998. A partir de 1993, o campeão tinha o direito de representar Tocantins na Copa do Brasil do ano seguinte.

Campeões

Fase amadora

Edição Ano Campeão Vice-campeão
1989 Kaburé (Colinas do Tocantins)
1990 Tocantinópolis (Tocantinópolis) Alvorada (Alvorada)
1991 Kaburé (Colinas do Tocantins)
1992 Intercap (Paraíso do Tocantins) União Araguainense (Araguaína)

Fase profissional

Edição Ano Campeão Vice-campeão
1993 Kaburé (Colinas do Tocantins) Intercap (Paraíso do Tocantins)
1994 Kaburé (Colinas do Tocantins) Tocantinópolis (Tocantinópolis)
1995 União Araguainense (Araguaína) Gurupi (Gurupi)
1996 Kaburé (Colinas do Tocantins) Tocantinópolis (Tocantinópolis)
1997 Alvorada (Alvorada) Tocantinópolis (Tocantinópolis)
10ª 1998 Interporto (Porto Nacional)

Após 6 anos sem ser disputada, a FTF resolve "ressuscitar" o certame em 2004, dando ao campeão o direito de disputar o Campeonato Brasilieiro da Série C de 2005. O torneio, na verdade foi a primeira fase do estadual, o Tocantinópolis acabou sagrando-se campeão em cima do Palmas. na segunda fase o Palmas acabou sendo o campeão estadual e foi o representante tocantinense na Copa do Brasil de 2005.

A Copa Tocantins era um torneio que mantinha os clubes do estado em atividades durante o ano todo. Com sua fórmula simples e objetiva, era sucesso de público. Os clubes sempre eram divididos em chaves por regiões para dimimuir as despesas. Com dois torneios durante o ano, e com os dois dando vaga em nacionais, os times jogavam o ano todo, e as torcidas não ficavam "órfãs" de suas equipes.
Hoje a situação é bem diferente, temos apenas um campeonato estadual com 8 equipes, com jogos apenas de ida, um mini-torneio com 2 meses de duração. Os dirigentes reclamam que não tem patrocínio, que a Federação e o Governo não ajudam, reclamam da falta de dinheiro e das condições (e com razão). Na Federação temos uma ditadura de anos, onde o Senhor Leomar Quintanilha vê toda a situação e não faz absolutamente nada.
Clubes tradicionais estão endividados ou deixaram de existir, o Araguaína conseguiu se sobressair graças a sua torcida fanática, mas devido a uma gestão desastrosa do último presidente parece estar sofrendo com a falta de dinheiro também.
É quase unanimidade entre os torcedores do estado a volta da Copa Tocantins, claro com uma formula que não gere muitos gastos, pois assim o torcedor poderá acmpoanhar sua equipe durante o ano todo e não só dois meses.
Talvez algum dia os velhinhos da FTF resolvam fazer alguma coisa, até lá teremos que torcer para que os guerreiros que jogam futebol no nosso estado continuem operando milagres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário