Pesquisar este blog

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Dossiê Palmas


O Palmas foi fundado em 31 de janeiro de 1997, oriundo empréstimo da documentação da Sociedade Esportiva Canela, equipe amadora do distrito de Canela fundada em 8 de agosto de 1991, que já estava regularizado junto a Federação Tocantinense de Futebol.
O Palmas foi a primeira equipe de futebol profissional a surgir na capital do Tocantins. Sua primeira partida oficial ocorreu em 30 de março de 1997, na primeira rodada do Campeonato Tocantinense, quando foi derrotado pelo Interporto por 2x1. O primeiro gol da história do Palmas foi marcado pelo atacante Belziram. O clube terminou o campeonato na quinta colocação, eliminado ainda na primeira fase. Porém, na Copa Tocantins, disputada no segundo semestre do mesmo ano, o Palmas chegou até as semifinais, sendo eliminado nos pênaltis pelo Alvorada. Os dois clubes se reencontraram na final do estadual do ano seguinte, porém o Palmas saiu novamente derrotado no confronto através das penalidades, sendo vice-campeão após dois empates sem gols.
O primeiro título do Campeonato Tocantinense foi conquistado no ano de 2000. Com uma campanha invicta de cinco vitórias em cinco partidas, o Palmas foi o primeiro colocado da primeira fase. Na semifinal, desbancou o Gurupi, empatando o primeiro jogo em 1x1 e vencendo o segundo por 3 a 0. Na primeira partida da decisão, em 18 de junho de 2000, em Porto Nacional, o Palmas foi derrotado pelo Interporto por 3x1. No segundo jogo, dia 22 de junho, no campo da 407 norte (Arno 43), em Palmas, o tricolor reverteu a situação e derrotou o adversário por 2x0. Três dias depois, as duas equipes voltaram a se encontrar na Capital, para a realização de um jogo extra. O Palmas novamente venceu por 2 a 0, gols de Matera e Eudes, e sagrou-se campeão estadual pela primeira vez.
No ano seguinte, o Palmas chegou ao bicampeonato, mais uma vez encerrando a primeira fase de forma invicta. Nas quartas-de-final, duas goleadas para cima do Clube dos XXX (4x0 e 7x0). Novamente o Gurupi foi o adversário na semifinal, com empate em um gol na primeira partida e vitória do Palmas por 3x1 na segunda. O adversário da final foi o Tocantinópolis e o título só foi obtido através das cobranças de pênaltis, após dois empates em 1x1. Na última partida do campeonato, realizada em 30 de junho no Estádio Lauro Assunção, em Tocantinópolis, o Tocantinópolis saiu na frente com Gélo, mas Eudes empatou para o Palmas. Nas penalidades, brilhou a estrela do goleiro Rodrigo Ramos, que defendeu duas cobranças e garantiu o segundo título estadual do clube.
Em 2002, Palmas e Tocantinópolis voltaram a se enfrentar na final, mas, desta vez, o Palmas foi o vice-campeão. No ano seguinte, o clube consolidou sua hegemonia no futebol tocantinense, com a conquista do terceiro título do Campeonato Tocantinense. Como nas vezes anteriores em que foi campeão, finalizou uma primeira fase na liderança e de forma invicta. Eliminando Intercap e Miracema nas fases seguintes, o Palmas enfrentou o Gurupi na final. Em Gurupi, vitória tricolor por 2x1. Na Capital, o Palmas também venceu, desta vez pelo placar de 3x1, gols de Jannair (contra), Bugrão e Valdo, descontando Joãozinho para o Gurupi, em cobrança de pênalti. Com o terceiro título, o Palmas tornou-se o clube com mais conquistas estaduais desde então.
A quarta conquista viria em um ano que entrou para a história do clube. Em 2004, o Palmas conquistou o título estadual ao vencer o Araguaína por 2x0, com gols de Valdo e Arismar, no Estádio Nilton Santos, em 20 de junho. Na Copa do Brasil, o clube fez a melhor campanha de uma equipe tocantinense em competições nacionais. Eliminou o Remo na primeira fase, o Nacional do Amazonas na segunda e o Gama na terceira. Foi eliminado apenas nas quartas-de-final pelo 15 de Novembro de Campo Bom.
No dia 1º de julho de 2007, com um gol aos 31 minutos do segundo tempo, assinalado pelo meia Valdo, o Palmas empatou com o Araguaína por 1 a 1, no Estádio Gauchão, em Araguaína, e faturou o quinto título do Campeonato Tocantinense de sua história. Em 2009, contra o mesmo adversário, foi vice-campeão.
O ano de 2010 foi o pior da história do Palmas, quando foi rebaixado para a Segunda Divisão do Tocantinense. No mesmo ano, retornou á elite do futebol tocantinense, ao ser finalista da competição. Porém, perdeu o título para o Guaraí.
O Palmas também foi 7º colocado na Série C de 2003 e 13º na de 2004, conseguiu ficar na 5ª colocação da Copa Centro-Oeste de 2001, e foi 7º em 2002.
A equipe do Palmas vem passando por uma séria crise financeira desde 2009, o clube ainda conseguiu ser vice no mesmo ano com a raça de seus jogadores, porém em 2010 o time foi rebaixado, conseguiu subir, mas em 2011 repetiu outra campanha pífia.
Sem dúvida alguma a melhor fase do clube foi durante o mandato de Arnaud Rodrigues, logo após sua saída o clube começou a se afundar em dívidas. Uns falam em R$1.000.000,00, outros em R$ 800.000,00, o certo é que o time não tem mais a força de antigamente.
O Palmas que já teve os melhores públicos do estado, hoje joga com o Nilton Santos praticamente às moscas. O time que já teve média de 8 mil por partida, que já colocou 13.000 pessoas no Niltão, hoje sua pra vender ingresso.
Muitos dizem que o time acabou quando o estado deixou de injetar dinheiro, outros que o Tricolor só ganhou títulos por causa da arbitragem, mas o certo é que para o bem do Futebol Tocantinense, o Palmas tem que voltar a ser grande, voltar a brigar por títulos, pois nossas equipes só serão grandes se tiverem grandes adversários.

Palmas Campeão 2000

 Palmas Campeão 2001


Palmas Campeão 2003


Palmas campeão 2004


Palmas campeão 2007



Nenhum comentário:

Postar um comentário