Pesquisar este blog

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Clubes bons do passado, sem atividades no presente.


O futebol no Tocantins foi por muito tempo (e talvez ainda seja) quase que amador. Clubes sem dinheiro para se manter, pagar jogadores e até mesmo  para viajar. Mesmo assim muitos clubes tornaram-se campeões estaduais ou fizeram belas campanhas, mas depois de certo tempo encerraram suas atividades.
O maior exemplo seria o Kaburé Esporte Clube de Colinas, talvez o melhor clube tocantinense da década de 90 ao lado do Tocantinópolis. Ganhou 4 Copas Tocantins, dois estaduais amadores (1989 e 1991), participações na série C e na Copa do Brasil, onde chegou a ganhar do Flamengo-RJ por 1x0 no Estádio Bigodão, mas no jogo de volta perdeu por 8x0 no Maracanã. Por volta do ano 2000 clube encerrou suas atividades, dando lugar ao Colinas Esporte Clube. Por volta de 2005 o clube voltou a ativa, mas sem a força de outrota, e acabou sendo rebaixado para a segunda divisão em 2008, no qual nem chegou a disputar, pois desistiu do certame e pegou um gancho de 2 anos da FTF, e desde então nunca mais voltou às atividades.
Outro clube da cidade que passou por isso foi o Colinas, o time surgiu e desapareceu do cenário do futebol tocantinense várias vezes, chegou a ser campeão estadual em 2005, mas encerrou suas atividades no ano seguinte. Em 2009 o clube voltou e começou a disputar a segunda divisão estadual, esse será seu terceiro ano na competição e tem boas chances de subir.
Temos vários outros clubes com a mesma história: Alvorada, Juventude, Miracema, Tocantins (Palmas), Tocantins (Miracema) e o União Araguainense. O Alvorada foi campeão estadual em 1998 e da Copa Tocantins em 1997, e vice em 1990, além de ter sido um dos melhores times do sul do Tocantins; o clube está a muito tempo sem disputar nada.
Tocantins de Palmas e o de Miracema contaram com um bom ano e nada mais. O Time da capital foi campeão estadual em 2008, e foi rebaixado no ano seguinte, desistiu de disputar a competição e também pegou um gancho de 2 anos, nesse ano a equipe vai disputar a segunda divisão. O time de Miracema foi vice campeão estadual em 1994 e pelo menos a uns 8 anos não pisa nos gramados.
O União Araguainense foi o time de Araguaína até 1997, foi campeão estadual em 1994 e da Copa Tocantins em 1995, montou belos times. Em 2009 o Boto do Lontra tentou retornar e disputou a segunda divisão estadual, sem muito sucesso, e voltou ao esquecimento.
O Miracema podemos dizer que é um time de "tradição" mas nunca foi muito forte no estado, voltou no ano passado pra disputar a segunda divisão e foi um saco de pancadas, levando goleadas históricas; o Juventude teve como destaque sua fanática torcida, que sempre lotava o Estádio em Dianópolis.
Bom, esperamos que outros clubes não desapareceram do nosso futebol, e que as boas equipes do passado retornem, para fazer um futebol forte no estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário