Pesquisar este blog

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Mistos, a favor ou contra?

Mistos, para quem não sabe, são pessoas que torcem para um time do seu estado e também para times de fora, geralmente do eixo Rio-São Paulo (Flamengo, Vasco, Corinthians, Palmeiras...).
Aqui no Tocantins o caso é mais acentuado, já que os clubes não tem muita tradição em torneios nacionais e muito apelo da mídia, nem a própria mídia local dá o apoio necessário.
Dificilmente você vê pessoas usando camisas de clubes tocantinenses, os clubes tem médias pífias de público e o pior, tem quase ganho zero de marketing.
O Araguaína Futebol e Regatas revolucionou o futebol no estado, conseguiu ganhar muito dinheiro com a renda da bilheteria (único clube do estado que cobra o ingresso a R$20,00) e sempre coloca muitos torcedores no Mirandão. Foi também o primeiro clube do estado a conseguir um acesso de divisão no Brasileirão e disputará a série C este ano. Mas vem sofrendo com uma má administração, muitos culpam o presidente do clube João Luis pela fase difícil do começo do ano onde o até então favorito ao títulos acabou sendo rebaixado para a segunda divisão do futebol tocantinense. Com os sucessos recentes o Tourão do Norte, como é conhecido, conseguiu uma legião de fãs e talvez esse seja o caminho.
Outros times não tem a mesma sorte, porém conseguem levar até um pouco mais de torcedores, como é o caso do Tocantinópolis, que conseguiu a melhor média de público desse ano.
Porém o assunto é sobre mistos, e será difícil tirar essa cultura, o torcedor tocantinense já foi acostumado a torcer diante da televisão para clubes de fora, além do mais os times daqui ficam no máximo 2 meses jogando, o resto do ano os torcedores ficam "órfãos".
Alguns torcedores fanáticos odeiam mistos chamando-os de paga-pau dos times do Sul, porém outros acham natural, você assite o jogo de seu time na TV e também no estádio, cada um tem a opção de escolher o que quer.
Em vários estados do Norte-Nordeste esse assunto é bastante discutido, como a famosa campanha Nordestino de coração torce para time da sua região, que começou com a torcida do CRB e rapidamente se espalhou. No caso do Tocantins, estamos apenas engatinhando, como o nosso futebol.
Mas e aí, você é a favor ou contra?

Nenhum comentário:

Postar um comentário