Pesquisar este blog

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Grandes jogos: Final de 2009, Araguaína x Palmas (Heróis tricolores)

O campeonato de 2009 começava com Gurupi e Tocantins como favoritos, por terem chegado na final no ano anterior, porém mal o campeonato havia começado percebeu-se que não seria bem assim. Logo no início, o Ipiranga de Aliança desistiu do certame, sendo assim, todos os clubes conseguiram uma vitória de 3x0 sobre o clube desistente. O atual campeão não conseguiu repetir o feito do ano anterior e acabou sendo rebaixado para a segunda divisão, e no segundo semestre encerrou suas atividades, hoje só faz parte da história. O outro rebaixado foi o Kaburé Esporte Clube de Colinas do Tocantins.
O Palmas, sem grandes investimentos, começou o campeonato sem muita esperança, porém ao longo da competição foi mostrando a força de sua camisa e acabou a primeira fase em 2º lugar, atrás de quem? do seu maior rival, o Tourão do Norte, que entrou favorito como sempre. Os times do Gurupi, Intercap, Tocantinópolis e Tubarão também passaram para a segunda fase.
O Palmas e o Araguaína foram vencendo seus desafios e chegaram a final, outra briga boa era pela artilharia, onde Luca (revelação do tricolor da capital) e Marquinhos (Eterno ídolo da torcida do Tourão) disputavam gol a gol.
Chegou o dia do primeiro jogo, numa terça-feira a noite, em um Nilton Santos lotado com a torcida gritando e incentivando o clube. O Tricolor da capital saiu na frente quando Lucca marcou cobrando penalti, no segundo tempo o feitiço virou contra o feiticeiro e de penalti o Araguaína também marcou e deu números finais ao clássico.
Então ocorreu um fato, os jogadores do Palmas estavam passando fome no alojamento, e não recebiam o salário há meses, com isso um grupo de jogadores resolveram fazer greve e não entrar em campo no jogo de voltae pra piorar desde o início campeonato o presidente do clube, Tom Berlamino, insistia em querer fechar o clube por um ou dois anos para se reestruturar. Foi quando um grupo de jogadores honraram a camisa do tricolor e resolveram ir para a partida , são eles:
  • Pavão
  • Wesnalton
  • Leandrinho
  • Leandro César
  • Valença
  • Márcio Goiano
  • Rogério
  • Ferinha
  • Lucca 
  • Arismar
  • Júnior
  • Nona 
Mesmo sem grande parte dos titulares o Palmas foi para o jogo decisivo contra o Araguaína e surpreendeu, jogou bem, jogou com raça e determinação e apesar de todas as dificuldades deixou a torcida orgulhosa .
O time do Araguaína abriu o placar de penalti (duvidoso) e o Palmas empatou cobrando outro penalti, como se não bastassem 2 o juiz resolveu marcar mais um e o Araguaína cobrou e voltou a ficar na frente do placar, nesse mesmo lance o Palmas teve um jogador expulso. Quando tudo caminhava para o resultado indesejado o Tricolor, que estava pressionando o Araguaína, conseguiu empatar o jogo nos acréscimos com Éderson.
Daí pra frente o título seria decidido nos penaltis!

As cobranças começaram pelo time do Araguaína.

Cobranças do Araguaína:
1 - Mauricinho (Gol)
2 - Fernando Gabriel (Gol)
3 - Sandro Goiano (Gol)
4 - Tiago Campos (Gol)
5 - Luisinho (Gol)

Cobranças do Palmas:
1 - Leandrinho (Gol)
2 - Leandro César (Gol)
3 - Lucca (Gol)
4 - Arismar (Perdeu)

Com isso o time do Araguaína conseguiu seu segundo título no Estadual e a torcida até hoje lembra desses jogadores e os tratam como heróis.


Araguaína campeão estadual de 2009




Palmas vice

Nenhum comentário:

Postar um comentário