Pesquisar este blog

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Campeões do passado

Como todos sabemos, o primeiro campeonato tocantinense de futebol profissional começou a ser disputado em 1993, quando o Tocantinópolis sagrou-se campeão e o União Araguainense foi vice. Porém o futebol em Tocantins já era jogado bem antes que isso, com torneios regionais e o estadual, sem apoio da FTF, que não são reconhecidos ainda hoje.
Isso é um absurdo, pois grandes times e jogadores disputaram esses certames, sem o mínimo apoio, enfrentavam verdadeiras Odisséias pelas precárias estradas e estádios do estado, e hoje são desconhecidos da massa.
Com a criação do estado em 1988, o primeiro torneio estadual amador foi realizado em 1989, com o Kaburé Esporte Clube sendo o campeão. Em 1990 o Tocantinópolis EC se reforça com jogadores profissionais, fazendo uma mescla com jogadores da cidade e de outros estados, e faz uma campanha impecável sendo campeão invicto, nos pênaltis contra o time do Alvorada, em Alvorada; nesse mesmo ano surgiu a Mancha Verde a primeira torcida organizada do estado, que fez uma caravana e invadiu a cidade do sul, colocando mais torcedores que o próprio Alvorada. O Kaburé seguiu o exemplo do TEC e reforçou com jogadores profissionais, o resultado não poderia ser outro, foi bi-campeão. E em 1992 o Intercap de Paraíso foi ovencedor.
Porém esses times nem são lembrados, talvez porque praticamente nem existia imprensa por essas bandas, ou talvez porque não tinha nenhuma equipe de Palmas.

Campeões

  1989 - Kaburé Esporte Clube
                                                             
     1990 - Tocantinópolis Esporte Clube   

                            
   1991 - Kaburé Esporte Clube


1992 - Intercap

 
Por isso não devemos nunca esquecer dos pioneiros e heróis que praticamente fundaram o futebol em nosso estado.                                                     


                             http://www.futeboldotocantins.weebly.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário