Pesquisar este blog

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Dirigentes aprovam fórmula de disputa do Estadual

Dos sete dirigentes ouvidos, seis aprovaram a fórmula de disputa do Campeonato Tocantinense 2012, antecipada pelo Jornal do Tocantins e divulgada oficialmente ontem pela Federação Tocantinense de Futebol (FTF)…..
Apenas o presidente do Interporto, o deputado estadual Toinho Andrade, disse não ter gostado do formato.
O Estadual, que começará no dia 25 de fevereiro, terá oito equipes – Gurupi (atual campeão), Interporto (vice), Tocantins (atual campeão da segunda divisão), Colinas (vice da segunda divisão), Tocantinópolis, Paraíso, Guaraí e Palmas. O campeão será o representante do Tocantins na Copa do Brasil e no Brasileiro da Série D de 2013.
A primeira fase será disputada em dois turnos, cujos campeões irão decidir o título em jogos de ida e volta. Se uma mesma equipe vencer os dois turnos, automaticamente será campeã.
Aprovação
Para o presidente do Gurupi, Wilson Castilho, apesar de o campeonato ser mais oneroso aos clubes, a fórmula de disputa dará chance a todos os participantes de realizar um campeonato interessante. “Quem se preparar melhor terá a oportunidade de levar o título. Nós do Gurupi aprovamos a fórmula”, ressaltou o dirigente. O time, que participará de três competições em 2012 – Copa do Brasil, Estadual e Brasileiro da Série D -, deve iniciar os trabalhos primeiro que os concorrentes. Na próxima segunda-feira, o presidente vai divulgar a data da apresentação.
O presidente do Tocantins, Belmiran José de Souza, também aprovou a fórmula e disse que há muito tempo esperava por ela, pois a equipe que não for bem um turno terá a chance de se recuperar no segundo. “A FTF deu uma nova cara para o campeonato”, destacou o dirigente, afirmando que o time deve se apresentar um mês antes do início do campeonato.
Já o vice-presidente do Tocantinópolis, Salim Milhomem, destacou que o Estadual do próximo ano deve ser o melhor de todos os tempos em razão da competição ser mais longa que nos anos anteriores. Na sua opinião, o ideal seria classificar os quatro primeiros colocados e fazer um quadrangular para se conhecer o campeão, mas no geral aprovou o novo formato. A equipe do TEC deve se apresentar no dia 25 de janeiro. O presidente do Palmas, Donizete Aparecido Pedro da Silva (Pedro Imóveis), não havia entendido a fórmula do campeonato, mas depois de ter lido e visto o material, aprovou a competição dizendo que o ideal mesmo é fazer um campeonato longo. “Com mais jogos temos a oportunidade de conseguir junto aos empresários patrocínios, pois eles terão maior exposição na mídia”, comentou.
O presidente do Colinas, Antônio Cardoso, ressaltou que o modelo atual foi uma sugestão que partiu dele e que a FTF adotou e será bom para todos os clubes. Segundo ele, o modelo precisa dar certo para que seja mantido nos próximos anos. A apresentação do clube será no primeiro dia útil do mês de fevereiro.
O presidente do Guaraí, Airton Schefler, disse que no geral também aprovou o modelo, mas criticou a FTF, alegando que sua equipe foi prejudicada por estrear fora de casa. Segundo ele, se o time perder na estreia para o Tocantinópolis, no jogo contra o Tocantins, no Estádio Delfinão, o público vai ser bem menor. “Não quero criar polêmica com a FTF, mas tenho que dar minha opinião”, comentou o dirigente, lembrando que o Guaraí vai iniciar a preparação para o campeonato faltando 30 dias.
O presidente do Paraíso, Márcio Leolino, o Romário, não foi encontrado ontem para comentar o assunto. As ligações para o seu celular caíram na caixa de mensagem.
Oposição
Se o novo modelo adotado pela FTF agradou à maioria dos dirigentes, a exceção ficou por conta do Interporto. O presidente do clube, Toinho Andrade, ficou surpreso em ver no JTo divulgar a tabela do Estadual, pois estava aguardando que a FTF fosse consultar e ouvir os dirigentes do clubes para elaborar a fórmula de disputa da competição. “Não gostei do que vi, pois mais uma vez a FTF ignorou os clubes e impôs o campeonato para os clubes. Vou convidar os dirigentes para uma conversa sobre o campeonato para ver se poderemos fazer avisou Andrade, afirmando que o time portuense começará sua preparação a partir do dia 10 de janeiro.

Fonte: Jornal do Tocantins

Nenhum comentário:

Postar um comentário